terça-feira, 29 de junho de 2010

Conversa fiada: Because of The Times - onde Jared Followill se supera com suas marcantes basslines!

Galera,

Iniciando nos posts aqui no blog, já vou mandando uma resenha que fiz já há algum tempo e que postei nas comunidades Baixo Brasil e Kings of Leon, no Orkut.
E como sou o baixista da banda, não poderia ser diferente.
Falo basicamente sobre o trabalho do Jared Followill no Because of The Times, 3º álbum de estúdio do Kings of Leon.
O enfoque foi basicamente o contrabaixo no desenvolvimento e contribuição deste para o álbum, com algumas poucas citações aos outros musicos, o Nathan, Caleb e Matthew, visto que o assunto é o baixo em si.
Aliás, o Jared é um dos baixistas que mais me influenciaram desde que me entendo por músico.



Because of The Times (2007)
Kings of Leon
Baixista: Jared Followill
Baixo: Gibson Thunderbird IV - Ebony

É impressionante o fato de que no maior e melhor álbum do Kings of Leon segundo a critica, o baixista Jared Followill é o que mais se destaca!

Nos dois primeiros albuns, os três irmãos e um primo do sul do EUA, estiveram empenhados e arregaçaram as mangas na tentativa de fazer ''o mais puro rock'n roll'' mesclando influencias country, da música gospel americana e soul no geral, gerando assim verdadeiros clássicos para o rock nos anos pós-2000.

Because of the Times entretanto, tem um apelo maior pelo rock mais moldado e bem trabalhado e é justamente aí que todos os membros mostram que evoluíram após longos 5 anos de estrada divulgando os dois primeiros albuns, tempo em que viraram banda preferida de varios nomes consagrados da música, entre eles Bono Vox do U2, Mick Jagger dos Stones, os polêmicos irmãos Gallagher do Oasis, passando por Iggy Pop e a Chrissie Hinde do Pretenders, pra citar alguns.

Começando por Knocked Up, faixa introspectiva e ousada com 7 min. de duração, o baixista Jared Followill já dá uma amostra do que há por vir no álbum, carregando uma linha pulsante e bem definida no baixo.
A seguir temos Charmer, onde a introdução no baixo dita o ritmo que se segue, e há momentos que juntamente com o irmão Nathan Followill na bateria, eles simulam alguns grooves ''drum-n' bass'' que não chegam a ser nenhuma virtuose, porém elaborados de forma criativa e original.
On Call, terceira faixa do album, mostra Jared de uma forma diferente, em que novamente ele faz uma introdução, só que se aventurando no teclado agora, acompanhado apenas pelos vocais de seu irmão e guitarrista base, Caleb Followill.
A partir daí, Jared Followill impõe uma pós-intro apenas com os graves do seu Gibson Thunderbird IV e desenvolve aí uma linha de baixo impecável, em momentos de destaque para o primo e guitarrista Matthew Followill, que torna a musica ainda mais incendiária com seus solos igualmente criativos às linhas de baixo de seu primo.
A quarta faixa McFearless é tão boa quanto a anterior e não cansa os ouvidos por também contar com uma introdução no baixo, com um efeito de distorção bem interessante. A música quase nos remete a uma hipnose, em suas variáveis quase perfeitas entre linha de baixo e guitarra solo.
Black Thumbnail é marcada pelo baixo usando de forma precisa o efeito 'tremolo', em que há uma linha bem marcada e destacada, alternando com momentos eufóricos e de grooves acelerados.
My Party não deixa a desejar, com sua linha bem 'groovada' e novamente destacada: mais pontos para Jared Followill.
True Love Way talvez tenha a linha de baixo mais simples do álbum, mas não fica para trás, pois a melodia desta é carregada em sua forma basica, apenas pelas guitarras e principalmente pela ritmica da bateria. Ainda assim a linha de baixo cumpre bem sua função e Jared Followill manda uma linha bem conduzida e ainda consegue demonstrar bem o seu estilo de tocar, até nesta canção bem simples.
Ragoo é um dos trunfos do álbum.
Este reggae é provavelmente o que tira qualquer duvida em relação a evolução da banda e principalmente ao baixista, como músicos em crescente evolução de feeling e técnica: buscar novas inspirações e adaptá-las ao seu estilo, esta foi a tacada!
Jared Followill criou e executou uma linha de baixo em seu estilo próprio, bem preenchida e com um destaque que poucos baixistas conseguiriam, apesar de que todo reggae tendencialmente deve apresentar uma linha de baixo bem elaborada e por vezes destacada. Ele, ao mesmo tempo em que empunhou uma escala pouco usual no Reggae, criou uma linha distinta, que não ficou devendo a nenhum grande baixista da ''era Marley'' - pelo contrário: ao mesmo tempo, demonstrou mais uma vez ser um baixista autêntico e original ao criar suas linhas, respeitando cada estilo - sem firular - e inovando.
Fans apresenta uma linha simplória em alguns pontos - quase sem variar de tom - e em outros conta com uma criativa ''variação oitavada'', bastante usual no boogie dos anos 70 e inicio dos 80. Outra ótima linha, apesar de que nesta, fica a sensação de que ele poderia ter ido um pouco além e ousado mais.
A faixa a seguir é The Runner e aí Jared demonstra a imprescindível habilidade que todo grande baixista deve ter: saber criar linhas bem ''casadas'' com a bateria, mesmo sendo simples, o que dá um ótimo suporte para toda banda em si. Outra musica em que o baixo se mostra presente e ''guiando'' os outros instrumentos, de certa forma.
Trunk chega para ''balançar'' novamente e consegue!
Jared emprega uma linha melódica e com uma ritmica bem interessante, com seu estilo único de tocar!
A penúltima musica do álbum é Camaro, e com mais esta intro no baixo, que de cara faz lembrar o ''ronronar'' dos velhos carros ''sportage'' americanos, apresenta uma originalidade única, em que há continuas alternâncias entre ''notas soltas'' e uma linha de baixo bem pesada, hora agressiva e cortante, hora com uma melodia peculiar a parte. E para fechar o álbum, este clássico do Kings of Leon: Arizona!
É uma canção bem reflexiva, com grande influência soul e gospel, onde o baixo entra em certas partes da música com uma linha em continuo declive pelas notas e escalas de sua melodia. Outra linha marcante no baixo!

As B-sides referentes a alguns dos singles desse álbum:
On Call - My Third House;
Fans - Woo Hoo.
As duas últimas músicas não deixam nada a dever
para as que compõem o álbum.
Destaque para outra grande linha de baixo, na qual esta faixa tinha todos os pré-requisitos para também estar no Because of The Times: My Third House!

Confiram:

Até a próxima!

Jackson

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