quarta-feira, 7 de julho de 2010

Música: Pink Floyd - Obscured by Clouds (1972)

Olá.

Muitos discos do Pink Floyd são sempre lembrados pelos fãs com extremo respeito e admiração, como The Dark Side of The Moon, ou The Wall, outros com desdém, como A Momentary Lapse of Reason. No meio de tantos discos de sucesso, de tantos discos revolucionários e de tantos discos polêmicos, um trabalho da banda de 1972 parece as vezes ser esquecido até pelos mais fanáticos. Obscured by Clouds... Nome irõnico, não?

A banda lançou Obscured by Clouds em 1972, trilha sonora do filme La Vallée. Foi o primeiro a conseguir boas colocações nas paradas americanas, com a música Free Four. O disco foi gravado em um espaço curtíssimo de tempo de duas semanas, durante uma pausa nas gravações de "The Dark Side of The Moon".

"Obscured by Clouds" te leva a uma atmosfera calma e nostálgica. Uma música leve, mas que tem seus momentos de rock pesado. Gilmour brilha quase que sozinho no disco. As guitarras tem grande destaque em músicas como "The gold is in the..." , "Mudmen" e "Wot`s Uh...The Deal", que tem um solo maravilhoso de slide. É nele que estão as últimas letras feitas por David Gilmour para o Pink Floyd com a formação clássica. Gilmour só voltaria a compor para o Pink Floyd em "A Momentary Lapse of Reason", de 87.

Richard Wright destaca-se nas baladas. O disco parece ser o território perfeito para o tecladista do Floyd cantar. Seu timbre de voz encaixa perfeitamente com a textura do álbum, o que fica evidente em músicas como "Stay" e "Burning Bridges". E é a combinação da voz e dos teclados dele que me faz ter a impressão que "Obscured by Clouds" é um trabalho psicodélico e cinzento ao mesmo tempo. Roger Waters, o gênio criativo do Floyd, teve pouco destaque no álbum, provavelmente mais ocupado com o trabalho no Dark Side. Free Four, a música de maior sucesso do disco, foi a primeira a abordar a morte do pai de Waters. O tema seria, anos depois, uma das inspirações de Waters para compor para "The Wall" e "The Final Cut"



Apesar de "Obscured by Clouds" ser um disco recheado de boas músicas, de um Pink Floyd no auge de sua criatividade, o disco acabou apagado na história da banda. Quando entendemos os motivos percebemos que era um destino até óbvio para ele.



O Pink Floyd lançou em 1971, o filme "Live at Pompeii", que mostra uma apresentação da banda em um teatro na antiga cidade de Pompéia, sem nenhuma platéia. Não vou falar muito do filme por aqui, pretendo fazer um post especial pra ele no futuro, mas "Live at Pompeii" é um documento histórico, um dos símbolos do experimentalismo artístico do final dos anos 60 e começo dos 70, onde o Floyd faz o público viajar com a combinação perfeita de música psicodélica e imagens enigmáticas da cidade.

Dois anos depois a banda lança "The Dark Side of The Moon", disco de maior sucesso comercial da banda, um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos, o pico da genialidade de David, Roger, Rick e Nick, e o Obscured ali... Um dos melhores discos da banda, entre as duas obras primas, escondido num mar de prismas.

Mas ainda existem os que se lembram dele. Procurem esse disco, ouçam. Não é simplesmente um disco obscuro do Floyd. É um dos melhores discos da banda, que merece mais atenção do público.

E pra dar um gostinho... David Gilmour apresentando em 2007 a música "Wot`s... Uh the deal", que compõe o álbum:


Espero que gostem.

marcus










Um comentário:

  1. Dos Cds que eu conheço prefiro mt mais o Division Bell e Wish You Were Here do que o Dark Side.
    Curti ele n,só algumas músicas

    ResponderExcluir