sexta-feira, 2 de julho de 2010

Cinema: Monty Python - A Vida de Brian


Olá;

Hoje é dia de puxar o saco do maior grupo de comédia de todos os tempos! O Monty Python, formado por Eric Idle, Graham Chapman, John Cleese, Michael Palin, Terry Jones e Terry Gilliam, começou suas atividades no programa de televisão Monty Python`s Flying Circus, em 1969. O programa teve apenas quatro temporadas, mas o impacto do humor absurdo do grupo chegou a ser comparado ao impacto dos Beatles na música. O grupo fez shows, programas de rádio e até mesmo filmes, como "Em Busca do Cálice Sagrado" e "O Sentido da Vida", mas não é deles que eu vou falar hoje.

Hoje o assunto é a obra prima do grupo, o melhor trabalho do Monty Python segundo John Cleese, membro do grupo considerado o segundo maior humorista de todos os tempos. Hoje o assunto é "A Vida de Brian".

A Vida de Brian, de 1979, faz uma crítica ao fanatismo religioso e à igreja. O filme conta a história de Brian, um jovem judeu comum que, revoltado com a ocupação romana na Judéia, se envolve com grupos revolucionários e acaba sendo confundido pela ingênua
população de Nazaré com um Messias! A partir daí o que se vê é uma sequência de paródias de cenas até então engessadas pelos tabus da igreja e da sociedade como um todo.

O grupo transita com muita facilidade pelo humor non-sense característico, o besteirol e o humor inteligente. Os seis membros do Monty Python interpretam praticamente todos os personagens do filme, abusando das maquiagens, barbas falsas e vozes engraçadas, ao mesmo tempo em que
apresentam, de modo sofisticado, o lado ruim da religião tão próxima das cabeças e das vidas das pessoas. Tão sofisticado que foi incompreendido pelas cabeças mais simples.

O filme foi acusado de blasfemo, e houve muitos movimentos encabeçados pela igreja católica para que "A Vida de Brian" fosse proibido. Nenhum deles obteve sucesso justamente porque o filme não ofende em nenhum momento o mito de Jesus Cristo, mas sim a postura da igreja católica.

Enfim, recomendo demais essa comédia, eleita a maior comédia inglesa de todos os tempos. Dêem umas boas risadas enquanto refletem sobre certas coisas da vida.

Espero que gostem.

marcus


Nenhum comentário:

Postar um comentário