sexta-feira, 16 de julho de 2010

Música: Comentários a respeito do show do Beto Guedes, no dia 14


Pois é, Marcus, infelizmente, você não estava errado. O show teve muitos problemas. Paradoxalmente, foi um dos momentos mais emocionantes a que presenciei em um show. Por várias razões.

O repertório do show "Outros Clássicos" foi escolhido pelo público, que votou pela internet. Tive a sorte do Beto abrir o show com a música em que votei: "O medo de amar é o medo de ser livre". Isso foi uma grata surpresa pra mim, pois sonhava ver essa música ao vivo.

A banda era muito boa e contava com o onipresente Neném na batera, o cada vez mais presente Adriano Campagnani no baixo, Cláudio Faria nos teclados, Ian Guedes e Augusto Rennó nas guitarras e violões. Também houve a participação do belíssimo acordeon de Célio Balona, do piano de Wagner Tiso e da voz da baiana Daniela Mercury. Além das participações especiais, a banda contou com o apoio de metais, com Fabiano Zan (sax e flauta) e Renison Oliveira (trompete); um quarteto de cordas integrado por Vitor Dutra (violino), Edson Queiroz (violino), Carlos Aleixo (viola) e Firmino Cavazza (violoncelo), e o trio vocal de Mônica Horta, Renato Guima e Valeria Braga.

Porém, por se tratar da gravação de um DVD e pelas dificuldades que o Beto vem enfrentando, houve muitas pausas durante todo o show, o que quebrou um pouco a continuidade do espetáculo. A produção também pecou um pouco, com cenário pobre para a gravação de um DVD e muitas intervenções por parte de "Roberto", o quase onipresente contra-regra, que chegou a passar em frente da câmera no momento em que Célio Balona foi chamado ao palco, que teve que repetir sua entrada para a gravação.

Apesar das dificuldades que o show enfrentou, foi um momento belíssimo de interação do público com o artista. Foi tocante ver todo o esforço do Beto em conseguir registrar no DVD uma performance satisfatória, o que foi um pouco dificultado pelos vários momentos em que teve que parar por esquecer algum trecho da letra. O público, ao invés de se mostrar impaciente com essas situação, demonstrou enorme carinho e aplaudia cada vez mais, não se imortando com quantas vezes teria que repetir o momento, desde que ficasse bom.

A empatia do público com o artista ultrapassou a questão da análise técnica e transbordou em pura emoção durante toda a apresentação. Foi uma das apresentações mais verdadeiras a que assisti e todos perceberam que estavam diante de um momento especial. O artista estava ali, despido de qualquer falsidade que pudesse haver num show, escancarando sua beleza e sua dor. E quanta beleza nisso! Ao longo do show, pudemos lembrar tantas canções que parecem ter sido vindas diretamente da alma, que tocam fundo quem as sabe ouvir!

Só para citar algumas, destacaria Boa Sorte (Luiz Guedes, Tomas Roth e Marcio Borges):

"Viagens de buscar
Sertão e beira-mar
Brincar de bem-me-quer
E uma doce companheira
Sempre

Hoje a noite serenou
Orvalho nos quintais
Acordei pensando em nós
E uma estrela caiu " (...)

Tanto (Beto Guedes e Ronaldo Bastos), com hipnotizante arranjo de metais,

Luz e mistério (Beto Guedes e Caetano Veloso), com a participação de Daniela Mercury:

"Oh! Meu grande bem
Pudesse eu ver a estrada
Pudesse eu ter
A rota certa que levasse até
Dentro de ti

Oh! meu grande bem
Só vejo pistas falsas
É sempre assim
Cada picada aberta me tem mais
Fechado em mim

És um luar
Ao mesmo tempo luz e mistério
Como encontrar
A chave desse teu riso sério" (...)



e a marcante participação de Célio Balona em Quatro, linda canção e poema de Beto Guedes e Marcio Borges:

"As quatro luas
Na tua pele morna
Desenham meu sinal
Mistério de teus abismos, mulher

De todo amor poder vencer
O turbilhào de viver

Teus olhos claros são meu farol

As quatro cordas
Do instrumento choram
Exatas como o sol
Clareia o céu
A cada manhã

E um acorde faz nascer
O infinito querer
Bem

Teus olhos claros são meu farol

Estrada longa estrada
A me levar sempre embora
Nas quatro direções
Da rosa dos ventos
Tarde demais

Agora estou tão preso a ti
Meu corpo quer te levar

Teus olhos claros são meu farol

A nuvem pálida
No céu desses meus desejos
Encobre toda a paz
E põe no meu caminho quatro ilusões

Amar, viver, cantar e ser
O que eu não posso negar
Não

Teus olhos claros são meu farol"

O show foi encerrado com Vevecos, canelas e panelas, momento em que o público se levantou e se aproximou do palco, vibrando e tendo a certeza de que, apesar das dificuldades técnicas daquele momento específico, havia estado diante de um grande artista.

Um comentário:

  1. .
    Oi Rafael,

    Obrigada por esse post tão lindo, detalhado e positivo sobre o show "Outros Clássiscos", de gravação do DVD de Beto Guedes!
    Fiquei muito feliz ao ler as suas palavras carinhosas e respeitosas sobre o Beto, sobre a obra dele e sobre o show! Parabéns!
    Que outras pessoas sigam o seu exemplo ao postarem algo na internet sobre pessoas especiais e sensíveis como o Beto Guedes.

    Um grande abraço,
    Maria Valéria Bethonico
    http://minastrain.blogspot.com/
    http://faclubemusicaaudaz.blogspot.com/
    http://toninhohorta.blogspot.com/
    .

    ResponderExcluir